Categorias
Uncategorized

Jogos Para Conscientizar Da Dengue

Muita coisa pode ser feita para ajudar na conscientização do combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir as doenças como a dengue, chikungunya, zika e também a febre amarela. Uma das formas encontradas para ajudar na educação sobre essas doenças foram os jogos para conscientizar da dengue e se você quer saber mais sobre eles, temos todas as informações.

Antes de mais nada, nosso papel também é alertar sobre as doenças e o mosquito transmissor e se você chegou até aqui, deve estar a procura de algo que possa ajudar a educar alguém, seja criança ou até mesmo adultos. É importante saber cada vez mais as pessoas estão procurando métodos que ajudem nesta conscientização, uma vez que ao ser infectado pela doença uma ou mais vezes pode levar o paciente a morte.

Neste artigo vamos indicar alguns jogos de combate a dengue que ajudam na conscientização da população e vamos conversar um pouco mais sobre o Aedes Aegypti.

Mosquito da dengue

O que é a dengue?

A dengue é uma doença que ocasiona infecção e é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os tratamentos na verdade são cuidados básicos para o bem-estar do paciente, pois a doença não possui um tratamento específico. Ao adquirir o vírus da dengue, o paciente tende a sentir muitas dores musculares, articulares, atrás dos olhos e na cabeça.

As dores são intensas e uma das principais características que as pessoas infectadas apresentam são as manchas avermelhadas pelo corpo. A febre é o primeiro indicativo, podendo ultrapassar os 39º e a doença é muito confundida com a gripe, por conta do mal estar adquirido nos primeiros dias.

Os jogos de mosquito da dengue são extremamente essenciais para abordar este assunto tão grave. Uma vez conscientizadas, as pessoas estão se tornando cada vez mais empenhadas em realizar o combate do mosquito.

Leita também: Pau de Cavalo;

O que é a dengue

Como evitar o surgimento do mosquito da dengue

O vírus só é passado através das fêmeas e por mais que muitas pessoas possam achar que a quantidade delas não é suficiente, os números não nos enganam quando o assunto é pessoas infectadas. Em 2016, o mundo teve mais de 1 milhão de casos, exceto na Europa; estes são dados de pesquisa da OMS e Ministério da Saúde.

Ao ser picado por uma fêmea, se a pessoa não estiver com a imunidade suficiente, pode acabar tendo alguns dias de rotina bem intensos. Por isso, saber como ajudar no combate e usar os jogos de dengue é tão importante. Para que os mosquito passe a doença, ele precisa ter picado alguém com o vírus e assim, ao picar outra pessoa, o inimigo é injetado na vítima que ao descobrir, deve se cuidar bastante.

A fêmea precisa de condições básicas para que possa colocar seus ovos e estes se reproduzirem, mas é possível eliminá-los se forem encontrados no momento certo e os jogos de dengue abordam bem isso. O momento máximo para acabar com um foco existente é quando o mosquito está no processo de transformação de pupa para mosquito. Desta forma, os novos mosquitos ainda não estarão desenvolvidos o suficiente para voar e transmitir doenças.

Sabendo disso, eliminar a presença de garrafas, pneus e recipientes em geral que possam estar acumulando água é ideal. O mosquito precisa de água parada para se reproduzir sem tormentos, atrapalhar esse processo é o que deve ser feito ao encontrar os focos da dengue.

Os cuidados que devem ser tomados na vida real e em alguns jogos de mosquito da dengue não são somente referentes ao foco, mas também, a nós mesmos. O uso de repelentes e inseticidas com selo da ANVISA são indicados para evitar a presença indesejada. Use o repelente na pele e por cima das roupas. Criança, jovens, adultos, gestantes e idosos devem tomar o mesmo cuidado.

Aplicar inseticida ao amanhecer e ao entardecer é um ato que ajuda a prevenção, já que os mosquitos da dengue saem para picar nesses horários. Mesmo que sejam bastante comuns no verão, o mosquito Aedes Aegypti não é amigo dos altos níveis de calor, porém, podem facilmente se esconder em sombras ou dentro de casa.

Vamos ao que interessa, quais são os jogos contra a dengue mais completos que podem ajudar na conscientização do combate à dengue?

Leita também: Prevenção da Dengue;

jogos de mosquito da dengue

Jogos de dengue

Muito preocupados em criar formas de ajudar a incrementar a importância de combater o transmissor da dengue, muitos estudantes foram responsáveis por criar jogos de mosquito da dengue. Durante uma aula prática de algoritmo e lógica de programação em um simples curso técnico de informática, Renan Felipe de Sousa criou um software (Contra Dengue) que possui como a principal ideia, auxiliar no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

O game se chama CONTRA A DENGUE e se trata de um projeto educativo, voltado completamente para as crianças. Com este game, os pequenos podem ter acesso de forma divertida sobre como são formados os focos do mosquito.

O aluno mencionou que no jogo de dengue, as crianças podem ajudar no recolhimento dos focos e a cada fase há uma missão diferente com dicas que os ajudam a cumprir a tarefa e ao mesmo tempo, aprendem sobre.

O jogo desenvolvido por Renan Felipe pode ser baixado nos smartphones através do Google Play Store e fazendo busca de jogos nesta plataforma, você será capaz de encontrar outros jogos com o mesmo propósito, veja a nossa lista:

Ariê e Yuki contra os mosquitos

Essa dupla divertida composta por um leão (Ariê) e um gato (Yuki) estão prontos para iniciar a missão de combate aos mosquitos que transmitem doenças como a dengue, zika e chikungunya. O jogo contra dengue ensina sobre todas as fases que diz respeito à existência do mosquito próximo aos humanos. Desde a reprodução, até as formas de combate necessárias.

Aedes Aegypti – A epidemia

Neste jogo o jogador deverá lutar contra os mosquitos para ser o grande herói de sua cidade. O objetivo é acabar com todos os focos de mosquitos que estão localizados em diversos cenários divertidos. Ao limpar a sujeira o jogador vai acumulando itens necessários para ajudar no combate!

Dengame

O Dangame é assim como os outros, um jogo que auxilia o combate dos focos do mosquito da dengue. É um dos jogos de dengue mais famosos e bem avaliados por seus gráficos e trilhas sonoras, além de dar uma atenção e explicação completa sobre a importância de lutar contra a dengue.

Pois bem, esses são os melhores jogos de dengue para divertir crianças e adultos e ainda, ajudar na conscientização de cada um. Repasse para amigos e familiares, e vamos todos nos unir para combater o transmissor da dengue.

Vale conferir também nosso artigo sobre Detox Caps. É um artigo bem interessante. Vale conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *