Categorias
Uncategorized

Prevenção Da Dengue Pelo Cidadão E A Importância Disso

Quando o assunto é mosquito nós já paramos e pensamos no Aedes Aegypti. É muito importante sabermos as formas de atuar para progredir a prevenção da dengue e nos livrar dos maus que as doenças do mosquito podem nos causar. Não só a dengue permanece no foco, o mesmo mosquito transmissor da doença também pode transmitir a Chikungunya e a Zika; doenças com potência ainda maiores.

Tomar todas as providências para não ser infectado é importante, não só para você e sua família, mas também para aqueles que moram próximos a você. Uma vez que o mosquito transmissor pode acabar infectando qualquer pessoa que esteja próxima, e importante saber como se prevenir da dengue.

O verão é a época ideal dos mosquitos Aedes Aegypti, portanto, neste período a proliferação sempre é maior devido às chuvas e por isso, é preciso muitos cuidados. Mesmo que o surgimento seja de maior intensidade nesta estação, devemos estar sempre de olhos abertos em todas as épocas do ano para atuar na prevenção contra a dengue.

Prevenir o mosquito da dengue

Dicas de prevenção da dengue

Existem muitas formas que ajudam no combate e elas poderão tomar apenas alguns minutos ou horas do seu dia. É claro, vai depender do tamanho de sua área familiar, quanto maior, mais tempo pode demorar, mas é por uma boa causa. Além disso, não podemos esquecer de nos proteger também, o uso de repelentes é sempre bem-vindo.

mulher passando repelente em seu filho

Repelentes e inseticidas

Uma forma de prevenção contra a dengue é o uso de inseticidas e repelentes. Eles atuam fortemente contra as picadas de mosquitos em geral. Desde que possuam o registro oficial da Anvisa e as formas de uso descritas no produto, podemos considerar confiáveis. os repelentes devem ser aplicados diretamente sob a pele humana, incluindo as gestantes e as crianças com mais de dois anos de idade.

Os inseticidas devem ser usados na prevenção da dengue para matar os mosquitos. Mosquitos possuem hábitos noturnos, mas dependendo da sua localização eles podem surgir a qualquer horário do dia. Atente-se a isto, e se for necessário aplique o inseticida durante o dia. Desde que haja o registro da Anvisa, todos podem ser usados. É importante lembrar de sempre ler o rótulo, mas na maioria dos casos o ideal é aplicar o remédio e não permanecer no local por alguns minutos.

Há também os inseticidas mais naturais, baseados em citronela, óleo de cravo ou andiroba e muitos outros. Porém, estes não possuem certificação pela Anvisa de que são eficazes. No entanto, odorizantes ambientais, velas, incensos etc. não possuem uma garantia de confiança.

Passar inseticida em mosquito da dente

Dicas sobre cuidados com inseticidas e repelentes

  1. Os repelentes devem ser aplicados sob a pele e sob as roupas;
  2. Ao aplicar repelente no rosto, o ideal é aplicar nas mãos e em seguida, passar as mãos no rosto;
  3. Não aplique nos olhos e lábios;
  4. Ao aplicar nos olhos e boca, lave rapidamente com água e sabão;
  5. Não use inseticidas na pele humana, apenas no ambiente;
  6. Não permaneça no local onde fora aplicado a inseticida.

Limpeza de casas e apartamentos contra o Aedes Aegypti

O Aedes Aegypti é considerado um mosquito simples e doméstico. Ele é facilmente capaz de sobreviver dentro das residências e bem próximo aos humanos. Como mencionamos anteriormente, os mosquitos são noturnos, mas quando se trata da dengue, as fêmeas possuem hábitos diurnos.

Mosquitos não se alimentam de nada mais além do sangue, seja de humanos ou animais. Com isso, as fêmeas tendem a se alimentar ao amanhecer e durante o entardecer, para que possam retornar às suas atividades de fecundação de novos focos. Sua reprodução é exclusiva em águas paradas, portanto, essa análise em sua casa é necessária para a prevenção da dengue.

Sabendo disso, o ministério da saúde sempre alerta para que todos tomemos formas de prevenção contra a dengue, principalmente em nossas áreas acumulativas de águas da chuva. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a fazer a limpeza, menos tempo será gasto e todos poderão ficar despreocupados. Veja algumas medidas bem simples que podem ser tomadas para prevenir a proliferação do mosquito da dengue.

  • Manter as calhas das residências sempre limpas;
  • Virar garrafas com a boca para baixo;
  • Manter sempre tampadas as lixeiras;
  • Manter os ralos com tela e sempre limpos;
  • Fazer uma limpeza semanal ou complementar areia nos vasos de plantas;
  • Lavar bem os potes dos animais, de preferência com sabão e bucha;
  • Não manter águas acumuladas (observar atrás da geladeira e máquina de lavar)
  • Manter tampados tonéis de caixas d’água.

Limpeza para prevenir o mosquito da dengue

Uso de água sanitária

Muito recomendada é a água sanitária contra os focos do Aedes Aegypti. Porém, é sempre muito importante lembrar que ela não pode ser utilizada no abastecimento de água humano e de animais.

Os possíveis criadouros dos focos que podem levar água sanitária são vasos sanitários, caixas de descarga sem uso diário, ralos internos e externos, caixas de armazenamento de água não utilizadas para humanos e animais e plantas que acumulam água. É importante saber como se prevenir da dengue e que isso seja feito semanalmente nesses locais de risco.

Uso da água sanitária

Participe das ações de combate ao mosquito

Existem muitas ações de prevenção contra a dengue que podem ser feitas. Na maioria das vezes elas são organizadas pela própria população e há aquelas que são organizadas pelo Ministério da Saúde.

Nas áreas da saúde existem:

  • Campanhas informativas para mobilizar as pessoas;
  • Programas de permanência para a prevenção e combate;
  • Integração através de ações de controle com mobilização dos programas de Agentes Comunitários da Saúde;
  • Ações de empresas privadas ao combate do mosquito;

Informações adicionais

Não deixe para depois, os cuidados para a prevenção da dengue devem ser feitos semanalmente, principalmente nos períodos de chuvas recorrentes. Nas estações mais quentes como verão e primavera os focos podem se desenvolver ainda mais fácil, pois o clima é ideal para a reprodução.

O que não podemos é permitir que o mosquito se prolifere, uma vez que uma área se torna bastante infectada, as formas de combate devem ser ainda mais rígidas e os cuidados pessoas redobrados. Vamos todos nos unir para eliminar as chances da dengue, Chikungunya e Zika nos alcançar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *