Categorias
Dicas

6 dicas para conservar seus móveis de forma eficaz

A exposição demasiada ao sol, por exemplo, tende a danificar objetos

Os móveis são elementos de suma importância dentro de uma casa, já que eles nos ajudam, por exemplo, no armazenamento, no descanso e também no conforto diário.

Nada como poder chegar depois de um longo dia de trabalho e poder sentar num jogo de sofás macios e confortáveis. No entanto, com o tempo e a falta de cuidados específicos, até o móvel mais caro pode perder a sua qualidade.

É por isso que selecionamos algumas dicas e cuidados que você deve ter com os seus móveis, respeitando sempre a funcionalidade, o tamanho e o tipo de estofamento de cada um.

Como conservar seus móveis?

Use produtos de limpeza recomendados pelo fabricante

Um dos grandes erros que a maioria das pessoas tende a cometer é de não olhar o manual de instruções e as especificações ao comprar determinado produto — o mesmo vale para os móveis. A forma de limpar, por exemplo, é um dos determinantes para que nossos objetos tenham uma maior ou menor durabilidade.

Por isso, o certo é conferir previamente todas essas informações e sempre respeitar o modo de uso. Tome cuidado também com receitinhas caseiras que, nem sempre, respeitam o material do seu móvel e que, com o passar do tempo, podem gerar efeitos indesejáveis nas peças. 

Respeite a indicação de peso do móvel

Já imaginou colocar um adulto em uma cama infantil? Parece óbvio, mas esse ato pode gerar danos ao móvel visto que não foi feito para suportar tal peso. Esta regra, portanto, deve valer para todos os seus móveis.

Isso inclui cadeiras, sofás, camas, poltronas, estantes, guarda-roupas e até mesmo racks. Até porque além do risco na própria peça, outros objetos também podem ser danificados, em decorrência de quedas e rachaduras.

Cuidado com exposição ao sol e umidade

O contato com o sol pode ser um agravante para que os seus móveis tenham menor durabilidade. Claro que isso vai depender de cada material, mas ainda assim, a exposição excessiva pode impactar negativamente.

Da mesma forma, é aconselhado não deixá-los expostos ao excesso de umidade, pois isso pode contribuir para o aparecimento de mofo e bolor, além de desbotamento da coloração original.

Movimente os móveis com cuidado

De tempos em tempos, é sempre bom mudar as posições dos móveis, seja para fazer uma faxina mais caprichada ou ainda para dar novos ares ao espaço onde eles estão. No entanto, é preciso dizer que esta movimentação exige cuidado.

Em casa, tente suspender o móvel (caso isso seja possível) em vez de arrastar ou, em último caso, arraste-o cuidadosamente. Caso a mudança seja de endereço, a recomendação é envolvê-los com materiais específicos, como o plástico bolha, minimizando os riscos com arranhões e rachaduras. 

Mantenha a manutenção em dia

Com o passar do tempo, é natural que haja desgaste de algumas peças e observar isso também é uma forma de conservar seus móveis. Afrouxamento de parafusos, problemas nas dobradiças e nos puxadores são um tanto quanto comuns.

Lembre-se de contratar um serviço especializado para o reparo que você precisa. Dessa forma, você consegue resolver o problema e evita riscos posteriores.

Impermeabilize os móveis

Uma última medida que pode trazer mais durabilidade às suas peças é o processo de impermeabilização. Trata-se de um cuidado extra que depende do tipo de material do móvel. No caso de objetos de madeira é recomendado usar ceras específicas ou lustra-móveis.

Para os estofados, como cadeiras, sofás e poltronas, o ideal é fazer o processo de impermeabilização contratando um serviço especializado. Dessa forma, você terá seus móveis confortáveis e funcionais por muito mais tempo.

 

Deixe um comentário