Categorias
Uncategorized

Mitos e verdades sobre casas de madeira

Conforto térmico e proteção contra fungos são alguns dos benefícios desse tipo de material

Ter uma casa de madeira é o sonho de muita gente. Popular em países como Estados Unidos e no Sul do Brasil, esse tipo de construção ainda não é muito visto nos centros urbanos — talvez pelos “mitos” por trás de sua resistência e durabilidade. Entender como as casas de madeira são estruturadas, aliás, ajuda a preparar uma lista de materiais de construção mais específica, além de tomar os cuidados necessários para a conservação.

Resistente, segura e confortável, uma residência de madeira é uma escolha pensada para quem deseja levar a aura de uma casa de campo para o centro das cidades. Conheça alguns mitos e verdades por trás desse tipo de casa.

Casas de madeira são menos resistentes

Mito. Uma casa de madeira é feita de madeira de lei, ou seja, tem mais qualidade e é resistente a insetos e água. Portanto, a casa não vai apodrecer com a umidade, mas precisa ser tratada com frequência.

Madeira oferece conforto térmico

Verdade. A madeira é um isolante térmico natural. Isso significa que, no frio, ela retém o calor dentro da residência. Já na primavera-verão, consegue manter o local fresco. Além de conforto para o morador, ela também representa economia, já que há menos gastos com ventilador, ar-condicionado e aquecedor para equilibrar a temperatura.

Não podem ter mais de um andar

Mito. Por ser um material mais leve, há quem acredite que a madeira não seja capaz de comportar mais de um andar. Ao contrário: a altura de uma residência está relacionada ao projeto em si e ao profissional que a executará. Portanto, é possível ter dois ou mais andares numa construção do tipo.

Casas de madeira são mais rápidas de construir

Verdade, mas depende da complexidade do projeto. Apesar disso, a construção de uma residência de madeira não conta com tantas etapas quanto um trabalho de alvenaria — que depende da secagem do concreto e do cimento, além do clima, que pode acelerar ou retardar esse processo.

Quando se fala de uma casa de madeira, o clima só é um fator importante nas etapas de envernização e impermeabilização. Como a madeira já é tratada contra a umidade, chuva não será um impeditivo muito grande para o andamento da obra.

São mais em conta

Verdade. Como dito, a complexidade influencia no valor final. Quanto mais cômodos e andares, mais cara ficará a residência. Contudo, a mão de obra e os materiais são mais em conta. 

Há mais riscos de incêndio

Mito. Embora a madeira seja um excelente combustível, sua versão maciça proporciona uma estrutura tão segura quanto a alvenaria. Além disso, o material utilizado para a construção de uma casa passa por uma série de tratamentos específicos para aumentar sua resistência a incêndios, fungos, umidade e pragas.

Por fim, o que costuma provocar esse tipo de problema em uma moradia é a instalação elétrica. Portanto, além de todo o projeto ser pensado para uma casa de madeira, é preciso ter certeza de que todo o sistema foi bem colocado.

Casas de madeira precisam de manutenção periódica

Verdade. Uma estrutura de madeira precisa de tratamento com verniz e fungicidas regularmente. Pode parecer excesso de trabalho, mas funciona como a pintura para uma casa de alvenaria — com a vantagem de oferecer proteção tanto para a residência em si quanto para a saúde de seus moradores.

São mais duráveis

A madeira é um material que não sofre com oxidação ou desgaste, como ocorre com os metálicos. Portanto, o desgaste com o passar do tempo é mínimo, principalmente se forem feitas manutenções pontuais e periódicas.

Casas de madeira encolhem

Acredite se quiser, mas é verdade. A madeira é um material que se acomoda com o tempo. Contudo, o fator encolhimento já está previsto no projeto de uma residência do tipo. Cabe ao cliente trabalhar com engenheiros, arquitetos e mestres de obra já experientes nesse tipo de material.

Deixe um comentário