Categorias
Uncategorized

5 formas de captar recursos para o seu negócio

Para captar recursos financeiros, uma empresa deve fazer uso de estratégias e sistemas que vão gerar certa mobilização de capital para financiar as operações requisitadas na hora de estruturar esses projetos. Essas estratégias podem ser geradas em momentos de crises ou apenas para alavancar projetos.

 

De forma geral, captar recursos significa buscar um aporte pecuniário para ser direcionado para algum objetivo específico traçado pela organização. Sua montagem é simples e prática, pois já se sabe o foco da captação de recursos, mas as soluções industriais traçadas para a sua execução já não são tão simples. 

Cinco meios de captação de recursos para a sua empresa 

Investimento pessoal

Um dos meios de captação de renda em uma empresa pode partir do investimento de proprietários e sócios para o andamento de projetos. É importante definir os objetivos desse investimento e buscar por resultados positivos, pois a devolutiva pode ser bem mais proveitosa. Atente-se: esse investimento deve ser como tubos flexíveis, moldando-se à meta a ser alcançada.

Empréstimos ou financiamentos

Um dos meios mais práticos e seguros é recorrer a empréstimos bancários, pois a disponibilização de dinheiro é bem mais rápida e acaba sendo mais vantajosa quando se faz um projeto muito grande. Desta forma, esse recurso deve ser usado, sim, mas com ressalvas devido aos juros impressos nesses financiamentos.

Venture capital

Esse tipo de investimento é um fundo de alta rentabilidade, mas que oferece riscos. Desta forma, é interessante para aquelas empresas que já tem um faturamento considerável, de pequeno e médio porte. Por isso, empresas que estão começando não são boas candidatas para esse tipo de investimento. 

Sociedade

Um tipo de captação de recursos é a formação de sociedades dentro da empresa, onde colaboradores e pessoas externas podem vir a somar com o faturamento do negócio a partir de uma quantidade de dinheiro investido, tendo participação na distribuição de lucros. Esse é um método muito usual desde os primeiros “passos” da indústria.

“Vaquinhas”

Também conhecido como crowdfunding, é uma forma de captação de recursos que vai funcionar a partir de um investimento coletivo, sendo muito usual na internet para diversas causas. Funciona como bacias de contenção para reunir esse dinheiro, direcionando-o para o objetivo – já especificado na página de financiamento. 

 

Para isso, é necessário estar inscrito em um site de financiamento coletivo, que funciona em plataformas digitais e que já reúne vários colaboradores que investem em projetos que acreditem serem interessantes. Assim, é possível conquistar públicos e mostrar os benefícios de projetos bem idealizados, como a montagem de um ímã de ferrite, por exemplo, que ajuda na terapia magnética.

 

De toda forma, a captação de recursos pode ser feita de várias maneiras, porém uma coisa deve estar clara durante todo o processo: qual a finalidade daquele projeto? Afinal, é nesses investimentos que alguns projetos podem acabar se perdendo ou até encarecendo ainda mais. Por isso, estar atento ao objetivo traçado na montagem do plano de recursos é indispensável. 

 

Por isso, quando fizer uso do investimento na sua empresa, é interessante mostrar como ele está sendo usado – caso tenha vindo de alguma forma externa – para que seja comprovada a eficácia dele.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário