Categorias
Culinaria

Você sabe o que é um blend de café?

Entenda como funciona essa técnica de preparo da bebida

Uma das coisas mais fascinantes do preparo de café é a variedade de técnicas que podem ser empregadas para atingir mais acidez ou um sabor mais adocicado na bebida.

O blend, que em tradução livre significa mistura, consiste em uma dessas técnicas de preparo do café, a fim de obter um equilíbrio de sabor e aromas. Isso ocorre a partir de um conhecimento prévio tanto do preparo quanto da qualidade do café especial utilizado. 

Conheça mais sobre essa prática abaixo.

  • Propriedades do café

O café é constituído por grãos da lavoura cafeeira, que, em função da localização e do plantio, pode adquirir características diferentes de região para região. Isso proporciona maior riqueza do produto final, tanto no sabor, quanto no aroma, sem falar dos processos pós-colheita, que interferem, ainda mais, na constituição do café.

Os consumidores da bebida também acabam se tornando mais criteriosos quanto à essas características do café: podem preferir um sabor mais amargo ou um sabor mais achocolatado, dependendo muito do gosto pessoal do consumidor.

Há quem prefira consumir unicamente de um só grão, ou seja, sem misturas para garantir a pureza e a qualidade do café, além de também diminuir as chances de impurezas, como galhos de árvores e cascas de grãos que estejam no meio do café. Esses produtos são os chamados single origin, na tradução livre, origem única.

Ainda sim, as misturas não são inferiores. Ao misturar os cafés, seja um de origem mais nobre com um mais simples, como a arábica e a robusta, respectivamente, a tendência é tornar o composto mais complexo, pois há a unificação das propriedades de ambos os grãos.

Logo, é natural que haja misturas para balancear o café a fim de chegar ao sabor desejado. Esse mix de grãos e sabores é chamado blend do café.

Vamos aprender como blendar em casa.

  • Como fazer a bebida perfeita

Para chegar ao ponto do café, é necessário ter um conhecimento do gosto pessoal e das propriedades do café para colocar uma meta do sabor que quer atingir. 

Além disso, é importante saber como se preparar para não queimar a torra e nem perder as características da bebida.

  • Escolha os grãos 

Sabendo qual grão mais agrada seu gosto: se é um mais nobre para um café especial, como a arábica, ou se é um mais acessível, como o café tradicional de grão robusto, resta separá-los e escolher qual a melhor combinação para o blend.

Lembrando que se trata de um mix, logo, não haverá apenas um grão. Do contrário, não seria um blend.

  • Defina as proporções dos ingredientes

Assim como os baristas possuem receitas para chegar em um produto de café, seja ele com leite ou outro ingrediente, o blend necessita das proporções corretas para atingir os objetivos definidos de características da bebida.

Por isso, se atente a colocar em maior ou menor quantidade os grãos que deseja realçar ainda mais na sua receita.

  • Encontre a melhor torra e moagem

Para chegar ao resultado esperado, é preciso definir qual o nível da torra, se será mais clara, média ou mais escura em função das suas propriedades. Quanto mais clara, mais adocicado e ácido; quanto mais escuro, mais amargo.

A moagem é melhor quando feita na hora para não perder o aroma. Também deve ser definida qual a sua preferência: se será uma moagem mais grossa, média ou fina. Seu gosto determinará qual será o tamanho, se preocupando sempre em qual sabor e aroma deseja.

  • Filtre bem o café e adapte a receita

Não se esqueça de não ferver a água para não queimar a torra e prejudicar o gosto do café. 

Além disso, talvez em princípio não dê certo ou não chegue no resultado esperado. Entretanto, nada impede que se acrescente mais quantidade de algum dos grãos selecionados e vá alternando as medidas para alcançar o objetivo. Afinal, essa é uma experiência que exige adaptações.

Deixe um comentário