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Tudo sobre os principais tipos de roda para motos

Entenda as características e recomendações envolvendo as duas principais rodas para motocicletas

Pode parecer simples, mas escolher o melhor tipo de roda para uma motocicleta não é nada fácil de fazer. Por ser uma das peças para moto mais importantes, o motociclista precisa se informar adequadamente para fazer a escolha correta sobre qual roda melhor combina com o modelo da sua garagem.

Isso é fundamental, visto que o tipo escolhido afeta diretamente a condução da moto, sem contar questões envolvendo o custo de manutenção e reparo de cada uma. Assim, entender mais sobre as características e pontos fortes dos dois principais modelos, as rodas de liga leve e as rodas raiadas, é indispensável para fazer uma boa escolha.

No texto abaixo, entenda mais sobre cada uma delas e para que moto elas são mais indicadas.

Rodas de liga leve

Esse tipo de roda são aquelas feitas de aros sólidos, em que o aro e os raios são fabricados como uma única parte. Normalmente elas são feitas de alumínio, mas também podem ser feitas de liga de magnésio e fibra de carbono — inclusive, por ser extremamente leve, este último costuma ser amplamente utilizado em motos de corrida.

É mais recomendado para modelos projetados para trafegar em meio urbano ou estradeiro. Como elas são mais leves que os modelos raiados, configuram a opção mais indicada para as motos superesportivas, que precisam usar rodas mais rígidas, capazes de suportar os elevados esforços em curvas, frenagens e potência que esses modelos exigem.

Outro ponto que beneficia o uso das rodas de liga leve nesses modelos é que, devido ao seu peso menor, é possível potencializar as características dessas motos. O seu uso facilita a mudança de direção com rapidez, traz mais estabilidade, melhora a precisão da direção e não desgasta muito o motor, que não precisa trabalhar mais para movê-las.

Por outro lado, o motociclista precisa ter atenção quanto à reparabilidade das rodas desse tipo. Impactos mais fortes, mesmo em um simples passeio off road, podem danificar a roda e tornar a moto muito difícil de dirigir. Outro ponto é que o reparo costuma ser mais caro porque não se costuma recuperar a roda, sendo necessário trocá-la.

Por fim, apesar de serem mais caras que as rodas raiadas, a manutenção dos modelos liga leve é mais barata, visto que o balanceamento e o alinhamento são mais simples de serem feitos.

Rodas raiadas

O outro modelo, utilizado sobretudo por modelos mais baratos e de grande produção, são as rodas raiadas. Nelas, a parte interna e externa da roda são “traçadas” com raios, responsáveis por adicionar força ao aro e conferir um design único para a motocicleta.

Elas também são feitas, geralmente, de alumínio, sendo que o entrelaçamento entre o aro e o cubo dão a resistência estrutural para a roda. Uma das vantagens desse modelo é que elas são mais flexíveis do que as de liga leve, dando mais liberdade para que a roda se deforme e dobre. Ele também é mais resistente a impactos e consegue absorver melhor as irregularidades dos terrenos que a moto trafega.

Essa característica faz com que as rodas sejam mais fáceis de reparar, exigindo somente a troca dos raios danificados. Por causa disso, elas são mais indicadas para dirigir em estradas de terra ou para a prática off road.

Entretanto, vale lembrar que as rodas raiadas apresentam uma manutenção mais cara, com o alinhamento e o balanceamento demorando mais tempo para ser realizado. Outro ponto é que esse procedimento também exige uma verificação dos raios, outro fator que faz aumentar o custo e o tempo de manutenção.                              

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