Categorias
Turismo

Praias para você ver baleias no Brasil

As baleias mais presentes por aqui são as da espécie Jubarte e Franca

O litoral brasileiro é famoso por suas belezas naturais, tanto para quem vem de fora quanto para quem mora em regiões mais interioranas. Em uma costa com quase 11 mil quilômetros de extensão, a surpresa fica por conta dos maiores mamíferos marinhos do mundo: as baleias.

Esses cetáceos costumam aparecer em alguns pontos do litoral brasileiro, oferecendo um verdadeiro espetáculo. Quem vem de Minas Gerais para a Bahia ou quem está no Espírito Santo rumo à Vitória, pode ir de Gontijo, por exemplo.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre as baleias, o porquê delas viajarem para o litoral brasileiro e, principalmente, as principais praias onde você pode fazer a observação desses animais.

Um pouco mais sobre as baleias

As baleias são representantes de um grupo seleto de mamíferos marinhos exclusivamente aquáticos. Nessa divisão existem os sirênios, a exemplo do peixe-boi, dugongo e manati, e os cetáceos, como golfinho, boto e, é claro, a baleia.

Estima-se que no mundo inteiro haja em torno de 40 espécies de baleias. O que elas têm em comum são a imensa camada de gordura que ajuda a controlar a sua temperatura, além de ser uma reserva de energia, a ausência de guelras (próprias dos peixes) e a emissão de sons característicos como forma de comunicação.

No litoral brasileiro, as espécies mais presentes são as baleias Jubarte e Franca. Ambas têm um comportamento parecido ao se deslocarem da Antártica para as águas mornas do Brasil para acasalamento e reprodução. Isso acontece entre os meses de julho e novembro.

Só que não é em todo lugar que a gente consegue vê-las. Por isso mesmo, separamos as principais praias onde você pode avistar baleias aqui no Brasil.

Praias para você ver baleias no Brasil

Abrolhos (BA)

O Arquipélago de Abrolhos fica localizado a cerca de 70 quilômetros de Caravelas, no extremo sul da Bahia, e é considerado o berçário que abriga o maior número de baleias Jubarte a nível mundial. Sem falar que, em razão da sua biodiversidade, este é o primeiro Parque Nacional Marítimo do país.

Estima-se que 90% das baleias Jubarte que vêm para o litoral brasileiro para reprodução fiquem concentradas em Abrolhos. Por isso mesmo, esse é um dos principais destinos para quem deseja fazer observação de baleias no Brasil.

Porto Seguro (BA)

Ainda no litoral sul do estado, Porto Seguro é outra cidade baiana onde é possível fazer observação de baleias Jubarte, em especial entre os meses de julho e outubro.

Vale dizer que tais passeios devem ser feitos com agências especializadas, com o máximo de segurança para os passageiros. Em Porto, o passeio é iniciado com uma palestra e termina com uma viagem de lancha até o encontro com as baleias. 

Praias para você ver baleias no Brasil

Praia do Forte (BA)

A Praia do Forte, a cerca de 80 quilômetros de Salvador, é o terceiro destino baiano onde se pode avistar baleias. Lá o Instituto Baleia Jubarte é responsável pela valorização desses animais através de pesquisas e, é claro, do próprio turismo.

Ainda na região, vale a pena conhecer o Espaço Baleia Jubarte, um lugar para conhecer um pouco mais sobre essa espécie marinha por meio de painéis interativos, um esqueleto do animal e réplicas de baleias.

Vitória (ES)

Na região Sudeste, a capital capixaba aparece como um dos locais de encontro das baleias Jubarte e, consequentemente, uma opção perfeita para quem deseja ver esses cetáceos.

Uma pesquisa de 2017 do Coletivo Ambiental Amigos da Jubarte, com apoio da Prefeitura de Vitória, revelou que esses animais migram para a região para dar à luz aos seus filhotes.

Arraial do Cabo (RJ)

À caminho de Abrolhos, uma parada das baleias Jubarte é a cidade costeira de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro. A observação das baleias é facilitada graças à geografia do local.

O passeio de barco no Pontal do Atalaia é o mais recomendado, principalmente se for feito num período próximo ao pôr do sol. Daí você terá o vislumbre de um cenário paradisíaco em meio ao nado das baleias.

Praias para você ver baleias no Brasil

Rota da Baleia Franca (SC)

Por último, temos a chamada Rota da Baleia Franca, que abrange o litoral das cidades catarinenses de Garopaba, Imbituba e Laguna, e é onde se situa um verdadeiro berçário de baleias Franca.

Para preservar o habitat desses cetáceos, numerosos na região, foi criada uma área de preservação ambiental entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Da praia já é possível avistar as baleias dando seus saltos suntuosos, sem falar da opção de passeio de barco.

Deixe uma resposta