Categorias
Animais

Golden retriever: um companheiro perfeito e cheio de energia

Saiba quais são as principais características físicas e comportamentais dessa adorável raça

Uma das raças com o maior número de admiradores no mundo é o Golden Retriever. Enérgico, brincalhão e bastante inteligente, ele costuma ser uma companhia perfeita para famílias com filhos, mas também é um companheiro fiel para aqueles que moram sozinhos.

E para cuidar adequadamente dele, é importante saber tudo sobre Golden Retriever, desde suas atribuições físicas até o seu temperamento. Para ajudar quem tem interesse em adotar um cão dessa raça, o texto abaixo apresenta as principais características do animal.

Características físicas

O Golden Retriever pode ser descrito como um cão de estrutura robusta e musculosa, com porte grande. Em média, a altura dele é de 61 cm, enquanto o peso médio é de 32 Kg. Por se tratar de um cão muito ativo, a recomendação é que ele pratique de 40 a 60 minutos de exercícios físicos diariamente para manter a saúde, podendo ser corridas, caminhadas e outras brincadeiras ao ar livre.

Golden retriever: um companheiro perfeito e cheio de energia

Alimentação

Para dar conta de toda a sua energia, a alimentação do Golden Retriever merece atenção especial. O tutor não deve fornecer a ele alimentos comuns à dieta dos humanos, mas sim ração, que terá todas as vitaminas, nutrientes e proteínas que ele precisa para manter o seu bem-estar.

Assim, o dono deve conversar com o veterinário para receber as orientações sobre qual a ração mais indicada para ele.

Escovação dos pelos e higiene

Essa é uma raça com grandes pelos, o que exige mais atenção para evitar que eles se embaracem. O ideal é escovar o Golden diariamente, mas caso isso não seja possível, o processo deve ser feito ao menos uma vez por semana.

O dono deve tentar habituar o cachorro à escovação quanto antes, para ele entender que esse é um momento de carinho e aconchego. Ao realizar o processo, deve-se utilizar escovas que tenham cerdas espaçadas, de tamanho pequeno ou médio. Muitos especialistas indicam escovas de aço e rasqueadeiras, pois elas são melhores para retirar pelos embaçados e nós.

Temperamento

Quando se fala do temperamento do Golden Retriever, a imagem que muitas pessoas têm dele é que se trata de um cachorro brincalhão, feliz e de muita energia. Apesar de não ser uma regra para todos, ele normalmente pode ser descrito como um cão tranquilo, de latidos contidos e praticante de exercícios.

Além disso, essa é uma raça que também tem uma inteligência destacável e acima da média, facilitando o treinamento dele. Isso é importante, pois o Golden Retriever pode ser um cão destruidor, por ser uma raça com muita energia devem ser praticados exercícios e brincadeiras, para impedir que ele roa os móveis da sua casa.

Inclusive, o nível de obediência deles é muito alto, com o cão naturalmente tendendo a obedecer ao seu tutor. Portanto, qualquer problema de temperamento ou desobediência pode ser controlado com o devido treinamento. Um processo que leva tempo, mas que é extremamente benéfico e vantajoso se for feito enquanto o cão for filhote.

Outro ponto importante do temperamento dele é a predisposição de dominar o território, apesar dele não ser um cão possessivo. Essa característica pode fazer com que seja mais difícil para ele se acostumar com outro animal, sendo que esse convívio deve ser feito com cuidado e atenção. Contar com a ajuda de um profissional especializado facilita essa aproximação entre os dois cães.

Por outro lado, o Golden Retriever costuma se comportar bem ao interagir com pessoas estranhas, graças ao seu temperamento tranquilo. No entanto, isso não quer dizer que o tutor não deva supervisionar esses momentos com alguma cautela.

Por exemplo, por ser um cão muito agitado, ele pode exceder em força ao brincar com crianças pequenas (não por agressividade), algo que pode machucá-las.

Golden retriever: um companheiro perfeito e cheio de energia

Cuidados gerais com a saúde

Como todo cachorro, o Golden Retriever precisa de acompanhamento regular do veterinário, para que se certifique que sua saúde está em dia. Essa é uma raça que costuma ter predisposição para certas doenças, como displasia do cotovelo e da anca, catarata e atrofia progressiva da retina.

Portanto, o acompanhamento constante permite que o diagnóstico dessas condições seja feito nos estágios iniciais, aumentando as chances de recuperação.

Deixe uma resposta