Categorias
Saúde

Dietas podem afetar a saúde bucal?

Atualmente, muitas pessoas estão se preocupando mais com suas alimentações. Entretanto, por mais que haja dietas balanceadas, existem também alguns métodos com promessas milagrosas que acabam sendo totalmente prejudiciais à saúde, inclusive a bucal.

O que pode ser considerado “bom” como praticidade e agilidade no processo de ter um corpo “perfeito” é, na verdade, uma forma de prejudicar ele.

Quando as escolhas erradas são feitas ao consumir alimentos ricos em carboidratos e açúcares, podem ocorrer muitas doenças sistêmicas que comprometem a qualidade de vida geral do indivíduo.

Ao mesmo tempo que, optar por não se alimentar por grandes períodos de tempo ou então, ingerir chás com promessas acima do normal, podem afetar igualmente e até mesmo, fazer com que você desenvolva outras doenças.

O que muitas pessoas não sabem é que além de prejudicar a saúde geral, esses alimentos também têm um grande impacto na bucal, já que a cárie é uma das doenças dentárias causadas pelo açúcar. 

Caso isso aconteça, a colocação de uma prótese fixa dentária pode ser a melhor solução se a enfermidade for muito grave. 

É importante dizer que, o cuidado com essas alimentações precisam ser desde a infância. As crianças costumam comer doces, que podem danificar toda a estrutura dentária e o crescimento dos dentes permanentes.

Para cuidar da saúde bucal de uma criança, é importante levá-la a uma clínica odontológica infantil para acompanhamento. 

Como resultado, a saúde bucal das crianças permanecerá boa, prevenindo complicações futuras.

Caso você não conheça nenhuma, pode pesquisar algo como “dentista infantil zona norte” — aqui, você muda a zona e pode até colocar a cidade em que mora. Dessa maneira, encontrará os melhores de sua região.

Além de alimentos não saudáveis, é importante se concentrar em equilibrar comidas com nutrientes que sustentam os dentes.

Alimentos restritivos podem danificar toda a estrutura óssea dos dentes e podem até levar à perda do dente, muitas vezes tendo que procurar um dentista endodontia para melhorar a aparência da arcada dentária.

Continue lendo para saber como a dieta afeta a saúde bucal e como manter um equilíbrio e dentes fortes.

Qual é a dieta mais comum atualmente?

Com a ascensão do modo de vida fitness, muitas pessoas mantêm um estilo mais saudável, optando por alimentos naturais e sem conservantes.

Essa é uma escolha totalmente correta, mas deve-se consultar um nutricionista para que ele possa te indicar os alimentos com todos os nutrientes que o corpo precisa para evitar possíveis doenças bucais por falta de vitaminas.

Uma das dietas mais populares que fazem sucesso no momento de emagrecer é a low carb. Entretanto, vale dizer que a falta de carboidratos pode fazer com que seu corpo trabalhe menos e você tenha um menor rendimento.

Como a alimentação prejudica a saúde bucal?

Uma dieta rica em corantes, açúcares e industrializados pode afetar a saúde bucal e levar a diversas doenças bucais como:

  • Cáries dentárias;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Tártaro.

Caso não sejam tratadas, essas doenças bucais podem afetar toda a saúde e até levar a problemas no sangue devido à inflamação das gengivas.

A higiene bucal deve ser observada e os alimentos ricos em açúcar e corantes devem ser evitados, pois podem danificar todo o esmalte, levando ao amarelamento e doenças bucais — caso isso aconteça, procure por um dentista periodontia.

Já uma dieta extremamente restritiva pode levar ao desenvolvimento de uma variedade de doenças sistêmicas e pode afetar a saúde bucal na forma de:

  • Estomatite;
  • Gastrite;
  • Halitose;
  • Doença periodontal.

A estomatite é a famosa afta, geralmente causada por um sistema imunológico enfraquecido, assim como a gastrite devido ao aumento do ácido gástrico do estômago, podendo gerar a erosão dos dentes.

A halitose pode ser causada pela falta de ingestão de alimentos e também, líquidos. Já a doença periodontal, pode danificar todos os dentes e até mesmo levar à perda deles. Por isso é importante se alimentar bem e ter atenção à higiene bucal.

Muitas pessoas têm aparelho transparente ou fixo, portanto, é necessária uma higiene bucal aprimorada para evitar esses tipos de problemas bucais.

Procure um atendimento médico imediatamente se sentir amolecimento e dor persistente nos dentes.

Quais são os benefícios de uma alimentação balanceada?

Ao escolher alimentos integrais ricos em vitaminas e nutrientes como frutas, legumes, carboidratos simples e proteínas, você verá que seus dentes ficarão mais fortes e assim, irá prevenir doenças bucais.

Isso melhora drasticamente a qualidade de vida, pois esses alimentos nos fornecem energia para durar o dia, além de evitar doenças sistêmicas.

Uma alimentação balanceada faz bem aos dentes, os mantém fortes e reduz a chance de doenças bucais, e aliada a uma higiene adequada, você pode ter uma arcada dentária forte ​​por muito tempo.

 

Por isso, antes de começar qualquer dieta, procure o auxílio de um nutricionista. Dessa maneira, ele poderá criar um plano alimentar personalizado com as suas necessidades e perfeito para o funcionamento do seu corpo.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe uma resposta